Raquel Martins e O Homem Sem Rosto

Às voltas com o lançamento de seu novo álbum, Percepções Sonoro Poéricas, a cantora e compositora Raquel Martins acaba de por no ar também o videoclipe da faixa-título de seu trabalho anterior, Homem Sem Rosto. Raquel respondeu duas perguntas pra gente sobre este clipe, que entrou na programação do canal Music Box Brazil, no 123 da NET. Confira a rápida entrevista e o videoclipe:

Como surgiu a ideia de fazer esse clipe?

A ideia do vídeo surgiu da necessidade de materializar o personagem simbólico que dá nome ao disco e a música: Homem Sem Rosto, de Raquel Martins. A letra trata da angústia de um sujeito que vive numa grande cidade, sob a pressão do desejo pelo acúmulo de capital, ao se perceber sem identidade em razão da imitação dos padrões de comportamento impostos pelo neoliberalismo. A mídia, a moda e o consumo mergulham este sujeito numa massa homogênea, onde as singularidades são dizimadas.

Como foi a produção dele?

A produção foi realizada por Jo Bittencourt, também responsável pelo roteiro, edição e captação e imagens e direção. O roteiro foi definido após discussão sobre as ideias suscitadas pela música. A atuação foi desempenhada pelo ator Danilo Miniquelli que incorporou de maneira intensa as incertezas e vazio existencial vividos pela personagem. As imagens foram captadas em um escritório compartilhado: coworking, e também na avenida Paulista, por ser um dos maiores centros empresariais da América do Sul. As imagens se desenrolam até a personagem chegar num instante agonizante. O videoclipe não propõe um final feliz para a crise do sujeito pós moderno, mas sugere profundas reflexões acerca do momento efêmero e hedonista que a sociedade ocidental vive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *